Alerta à categoria sobre votação de novo brasão da Polícia Penal do Distrito Federal

Na data de hoje verificamos que foi aberta enquete no sistema de marcação de voluntário quanto a unificação do brasão da Policial Penal com o brasão da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE.

Consta ainda um vídeo do excelentíssimo secretário Geraldo Luiz Nugoli, no qual ele explica a formação do brasão da SEAPE e sugere a mudança em razão de determinados motivos. Seguem abaixo transcrições com nossas análises para avaliação da categoria:

’’… não existe diferença entre SEAPE e Polícia Penal…’’

Existem diversas diferenças entre ambas. Na secretaria temos indicações políticas e no que pese hoje a grande maioria ser composta por Policiais Penais, no dia de amanhã pode não ser assim.

‘’ … nós temos um único corpo e é assim que todos devem nos ver…’’

Pelo contrário, em nossa opinião deve haver clara diferenciação entre a secretaria e a Polícia Penal do DF. A unificação simbólica de ambas poderia passar erroneamente a impressão de que há subordinação da Polícia Penal para com a secretaria, contrariando a própria Constituição Federal que estabeleceu que há apenas vinculação, nos mesmos moldes da Polícia Civil, Militar ou Corpo de Bombeiros. Em outros termos, a unificação de imagem se assemelharia a dizer que a Secretaria de Segurança Pública e a honrosa Polícia Militar são uma coisa só.

‘’…é inconcebível que apenas parte da instituição apareça, se sobressaia diante de todos, sendo por vezes mais conhecida do que a própria Polícia Penal…’’

A PMDF, o Detran, a PCDF são sempre identificados pelos seus respectivos símbolos e não pelo símbolo da SSP. Com a Polícia Penal não deveria ser diferente.

‘’… a minuta para instituir o decreto com o brasão da SEAPE já está pronta… ela pode trazer junto ao brasão da SEAPE a imagem da Polícia Penal como um todo, como um ÚNICO SEGMENTO, COMO UM ÚNICO ÓRGÃO, que eu acredito que fortaleça a categoria…’’

A Polícia Penal é, e deve ser, um órgão independente. Uma suposta unificação, ainda que somente de imagem, poderia atrapalhar sobremaneira a tão sonhada independência de nossa carreira. Conforme o próprio secretário, a imagem diz muito sobre qualquer instituição, e precisamos de muito cuidado com qual mensagem iremos transmitir com nosso brasão.

Conforme o acima exposto, recomendamos VEEMENTEMENTE que toda a categoria vote contra a mudança de brasão site do voluntário: menu > enquete brasão. Não sabemos o dia de amanhã, e não podemos colocar nossa tão sofrida conquista a mercê do destino.

Lembramos ainda que o brasão atual foi o escolhido pela maioria com um total de 629 votos, conforme link: SINDPEN-DF homologa e divulga o resultado final de concurso do brasão da categoria – SINDPOL .