Em palestra, brasiliense conta sua experiência como xerife-delegado nos Estados Unidos

Na noite dessa quinta (8), a Faculdade Real, com o apoio do Sindpen-DF, realizou a palestra O Modelo Americano de Segurança Pública, com Eliel Teixeira, um brasiliense que ocupa o cargo de xerife-delegado no Condado de Los Angeles, na Califórnia. O evento aconteceu no clube do Sindipol e contou com a participação de agentes de atividades penitenciárias, policiais civis e federais, além das demais carreiras que compõem a segurança pública no Distrito Federal.

Na oportunidade, foi debatido qual o melhor modelo de segurança pública para as diferentes sociedades, além de apresentadas as experiências e práticas policiais internacionais, proporcionando um comparativo entre os sistemas de segurança brasileiro e norte americano.

Sindicato Dos Policiais Federais no DF: Palestra sobre o Modelo Americano de Segurança Pública…

Policial do Condado de Los Angeles (EUA), Eliel Teixeira ministra palestra sobre o Modelo Americano de Segurança Pública.

Posted by Sindicato Dos Policiais Federais no DF on Thursday, August 8, 2019

Eliel falou em atraso, ao se referir aos moldes em que são conduzidas as forças de segurança brasileiras se comparados ao bem-sucedido modelo de polícia norte-americana, isso em se tratando do padrão de países desenvolvidos. Nascido em Brasília, Teixeira seguiu para os Estados Unidos com a família quando tinha 15 anos. “Lá completei o segundo grau, fiz faculdade de administração pública e decidi não retornar com minha família para o Brasil. Atualmente, meus pais moram aqui em Brasília”, contou.

Teixeira disse que decidiu que queria ser policial da força americana quando participou do ride along, um projeto no qual qualquer cidadão pode acompanhar o trabalho da polícia, de dentro da viatura, em rondas de rotina. “Logo nas primeiras horas de acompanhamento me apaixonei pelo trabalho policial. Fiz concurso e fui aprovado”, disse.

O presidente do Sindpen, Paulo Rogério, considerou o encontro bem proveitoso.

“Trocas de experiências como essa possibilitam identificar os principais desafios que o Brasil precisa enfrentar para alcançar índices mais eficazes no âmbito da segurança pública e, assim, desenvolver conjuntamente solução para a crise que atinge o setor em todo o país”, finalizou o dirigente.