Novos agepens são chamados ao Sistema

Sindpen dá as boas-vindas aos novos agentes de atividades penitenciárias

Publicado no DODF dessa segunda (29), a lista com os nomes de 294 novos agentes nomeados para compor o quadro do Sistema Penitenciário do Distrito Federal. Os convocados foram aprovados no concurso de 2014 e fizeram o curso de formação em agosto de 2017. Desde então, aguardam a nomeação.

Para o presidente do Sindpen/DF, Paulo Rogério da Silva, a convocação foi tardia. “É lamentável ter que aguardar cinco anos por uma nomeação. Ainda mais, quando há uma demanda urgente para o preenchimento dos cargos”, diz o dirigente.

Paulo explica que o Sistema Penitenciário do DF possui um quadro de servidores altamente desproporcional para a quantidade de detentos. Atualmente, são 12 presos para cada agente, quando a ONU determina que deveriam ser cinco. “O próprio Ministério da Justiça recomenda um agepen para cinco internos”, garante o sindicalista.

Outra questão lamentável é quanto à situação dos concursados. Segundo o presidente do sindicato da categoria, muitos dos que aguardavam a convocação precisaram abandonar seus empregos para frequentar o curso de formação em 2017, que nem ao menos era remunerado.

Considerando esses fatores, o Sindpen emitiu um memorando ao Governo do Distrito Federal na semana passada, solicitando a convocação imediata dos novos agentes, unindo-se à luta da Comissão dos Aprovados. Na justificativa, o sindicato expôs a difícil situação da segurança pública no DF. “No início, eram três mil servidores entre policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e agentes de atividades penitenciárias, para um total de sete mil presos. Atualmente, são 1.600 servidores para 17 mil detentos”, diz o documento.

Sejam todos bem-vindos

Mesmo com o atraso do governo anterior em convocar os novos agentes penitenciários, o Sindpen alegra-se com a chegada dos novos servidores.
“Queremos desejar as boas-vindas a todos e todas que estão ingressando na carreira de agente de atividades penitenciárias aqui no DF. É bom receber a injeção de ânimo que esses servidores trarão ao Sistema Penitenciário. Há muito que os aguardávamos “, disse o presidente, colocando o sindicato à inteira disposição dos novos agepens.
“Também gostaríamos de parabenizar a atuação da Comissão dos Aprovados que, em todos esses anos, se empenhou para que seu direito ao cargo fosse preservado. Valeu a luta e a perseverança”, finalizou.