Obra do alojamento do CIR começa na próxima semana

Na tarde desta segunda (29), o presidente do Sindpen, Paulo Rogério, participou de uma reunião na Coordenação de Engenharia e Arquitetura (Coeng) da Secretaria de Segurança Pública, com a finalidade de definir o projeto para a construção do alojamento do Centro de Internamento e Reeducação. A SSP convidou a Sesipe, o Sindpen, dois plantonistas – sendo um homem e uma mulher – e a direção do CIR para a definição da obra.

A edificação receberá uma área de convivência, além de copa, depósito para materiais diversos, sala de estudo, dormitório feminino com banheiros e armários, e dormitório masculino com banheiros e armários. A previsão é que os trabalhos comecem na próxima segunda (5/8).

Além da SSP e Sesipe, participaram da reunião dois plantonistas, sendo um homem e uma mulher, e o presidente do sindicato da categoria

A construção será realizada pelos internos do Projeto Mãos Dadas que, segundo seu coordenador, Willian Pereira Monteiro, também serão os responsáveis pela fabricação das novas beliches.

“Esperamos concluir a obra do alojamento do CIR até dezembro, para então começarmos a do DPOE. Mas, a reforma de outros alojamentos já está acontecendo. Esse ano, estamos com o cronograma apertado, mas vamos reformar a PDF 1, PDF 2, Penitenciária Feminina, CDP e CPP, onde faremos também uma ampliação do portão principal”, nos conta Willian.

A reforma dos alojamentos é mais uma reivindicação que consta da pauta dos agentes de atividades penitenciárias dos Distrito Federal e que está sendo atendida pelo governo. Outra solicitação contemplada foi a troca dos colchões. Todas as unidades do Sistema Penitenciário do DF já receberam os colchões novos.

Todas as unidades receberam colchões novos para os plantonistas

Para Paulo Rogério, a abertura de diálogo entre governo e a representação sindical foi muito favorável. “Há muito que o GDF não voltava seus olhos para o Sistema Penitenciário. Agora, estamos vendo as coisas acontecerem para o bem da categoria e isso nos deixa bastante otimistas”, disse o dirigente.