Outubro Rosa: Um toque em defesa da vida

Neste mês de conscientização mundial contra o câncer de mama, o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal — SINDPOL-DF lembra a todas as nossas policiais penais sobre a importância do autoexame para prevenir o câncer de mama. O ideal é que o autoexame seja realizado uma semana após o período menstrual, pois, nesse período, a mama da mulher não está mais sujeita às alterações hormonais. Para realizar o autoexame a mulher deve ficar diante de um espelho e analisar o formato das mamas com os braços levantados e abaixados. Com as mãos firmes na cintura, veja a mama e analise se há inchaços ou uma aparência rugosa. No momento de avaliar as mamas pelo toque, o indicado é que o autoexame seja feito durante o banho, ou então deitada. Com as mãos atrás da cabeça, o seio deve ser apalpado com movimentos circulares e de cima para baixo. Também é indicado que as mulheres façam anualmente uma ultrassonografia das mamas e, em caso de suspeita, uma mamografia. Cuide-se com amor. Um toque pode salvar sua vida!