Palestra sobre o Sistema Penitenciário: a Experiência de Los Angeles foi um sucesso

A palestra sobre o Sistema Penitenciário: a Experiência de Los Angeles foi um sucesso! Essa afirmação foi consenso entre todos que participaram da atividade promovida pelo Sindpen-DF, em parceria com a EPEN e a Asspen, nessa terça-feira (30).

Com ampla adesão da categoria, o encontro proporcionou uma troca muito rica de experiências entre uma agente penitenciária na ativa no Condado de Los Angeles, e os agepens do DF.

“Poder ouvir o relato de alguém da nossa carreira que atua numa outra realidade social foi muito interessante. Não tínhamos ideia das coisas pelas quais os colegas norte-americanos passam no dia a dia e poder comparar com a nossa realidade foi muito enriquecedor”, disse a servidora Shaina Dutra Fernandes.

Para a palestrante Esther K. Teixeira, também foi uma oportunidade única de aprendizado. “Conhecia a realidade carcerária brasileira apenas por filme, então, foi muito proveitosa essa chance de estar face a face com a condição dos encarcerados do Brasil”, afirmou.

Durante a palestra, Esther enfatizou a importância do sindicato nos Estados Unidos.

“O sistema Penitenciário norte-americano mudou muito rápido, refletindo a aceleração da criminalidade nas décadas de 80 e 90, que gerou mais prisões. Nessa transição, foi o sindicato que lutou por melhor remuneração, por uma aposentadoria melhor e por melhores condições de trabalho. Todos nós, juntos através do sindicato, adquirimos as conquistas que usufruímos hoje. Sem o sindicato, continuaríamos explorados”, garantiu.

Segundo o presidente do Sindpen, Paulo Rogério, essa palestra é a primeira de muitas que o sindicato irá proporcionar.

“Sabemos o quanto a formação é importante para qualquer profissional, inclusive para que ele saiba até onde podem avançar em direitos. É assim que evoluímos, através do conhecimento” disse.

Rogério também enfatizou a importância da parceria da Escola Penitenciária, na pessoa de seu diretor, Marcos Aurélio Sloniak. “Companheiro de longa data, Sloniak se empolgou com a ideia e disponibilizou toda a infraestrutura para que o evento acontecesse”, lembrou o dirigente. “Também gostaríamos de agradecer à equipe da Faculdade Real que nos possibilitou a vinda da Esther”, completou.

Sloniak, por sua vez, avaliou a palestra como uma oportunidade valiosa. “É importante que o agente penitenciário do Distrito Federal conheça outras realidades para que possa avaliar a sua própria condição. É desta forma que se evolui. Quero agradecer ao sindicato por ter nos proporcionado essa experiência, à Asspen pelo apoio, e a todos que compareceram”, finalizou.