PEC que cria a polícia penal é aprovada em primeiro turno

Por 402 votos a 8, a Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa quarta-feira (9), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17 que cria as polícias penais no âmbito federal, estadual e distrital. Mais que a constitucionalização de uma carreira, a PEC 372/17 corrige uma injustiça com uma das profissões mais antigas da humanidade e que, até então, estava fora da Constituição Federal.

Para Paulo Rogério, a quantidade de votos favoráveis representa que os deputados e a sociedade finalmente reconheceram a importância da categoria na manutenção da segurança pública

“Uma luta de quase 20 anos que está chegando a um final vitorioso”, foi desta forma que o presidente do Sindpen-DF, Paulo Rogério, classificou o resultado da votação. Segundo ele, a quantidade de votos favoráveis representa que os deputados e a sociedade finalmente reconheceram a importância da categoria na manutenção da segurança pública.

“O resultado no Plenário da Câmara nesta noite foi histórico. A unidade das diversas correntes políticas na aprovação de um tema ignorado há tanto tempo demonstra que o país amadureceu. Parabéns a todos os agentes de execução penal do Distrito Federal e aos agentes penitenciários que vieram de seus estados para ajudar na pressão em cima dos deputados”, disse o sindicalista.

Agora, a PEC 372/17 aguarda uma segunda votação na Câmara dos Deputados para seguir para a promulgação.