Polícia Penal prende traficante ao tentar entrar no Sistema Penitenciário com documentos falsos

Ênio de Jesus, de 46 anos, foi preso nesta terça-feira (31), pelo Núcleo de Inteligência da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (NI/DPOE), ao tentar entrar no Complexo Penitenciário da Papuda. Contra ele, havia dois mandados de prisão por tráfico de drogas.

Foragido de uma operação da Coordenação de Repressão de Drogas (Cord) da Polícia Civil, quando dois outros homens foram presos, Ênio conduzia o carro de sua companheira, a advogada de iniciais C.F.S., ao ser detido. A prisão se deu na entrada do Complexo Penitenciário da Papuda, quando o casal se dirigia ao Centro de Detenção Provisória (CDP) para uma visita agendada entre a advogada e os dois comparsas de Ênio, presos naquela unidade.

Sua interceptação se deu no posto de fiscalização, através de uma ação do NI/DPOE que já o monitorava há algum tempo. Ao ser abordado, Jesus apresentou documentos falsos, tentando se passar por outra pessoa, mas foi reconhecido e recebeu voz de prisão, sendo algemado e conduzido à Cord.

Quanto a C.F.S., ela foi impedida de entrar no Complexo e autuada por pendências administrativas em seu veículo. Não podendo dirigi-lo por estar com sua habilitação vencida, necessitou de ajuda de terceiros para conduzir o carro.

Frente ao ocorrido, o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal notificou a VEP e o Nupri, requerendo que C.F.S. seja proibida de entrar no Sistema Penitenciário, além de oficiar a OAB, para que apure sua conduta.

De acordo com o presidente do Sindpen, Paulo Rogério, a ação do NI/DPOE foi um sucesso. “Todos os envolvidos na operação estão de parabéns. Foi um trabalho de inteligência e capacidade tática que merece todo o reconhecimento. Infelizmente, nem a mídia e os Poderes constituídos conseguem reconhecer a importância e eficiência dos policiais penais. Mas eles não podem nos usurpar a satisfação do trabalho realizado com honra e bravura. Parabéns, guerreiros!”, finalizou.