Policial Penal lança livro “Execução Penal e Ressocialização”

O policial penal Welinton dos Santos Cabral, lotado na DPOE, lançou o livro “Execução Penal e Ressocialização: Sistema Penitenciário do DF – Penitenciária do Distrito Federal I”, a venda no site da editora Dialética, da amazon, submarino e americanas. Os livros contam com versões em português e espanhol.

Segundo Welinton Cabral, o livro é um recorte da tese de doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), da Argentina, e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). “Para mim foi uma imensa alegria ser devidamente reconhecido pela Universidade Brasileira e, assim, ter todos os direitos e prerrogativas dentro do território brasileiro dando ainda mais legitimidade a essa obra”, destaca.

O livro trata sobre o Sistema Penitenciário de forma ampla: desde a importância da carreira e da Polícia Penal para se manter a ordem dentro das unidades brasilienses, para a questão da ressocialização dos internos do sistema. “Essa obra é uma possibilidade para pensarmos inúmeras possibilidades de fazermos o melhor e aperfeiçoarmos o Sistema Penitenciário, com foco na valorização e respeito aos policiais penais”, frisa Cabral.

“Também reflito no livro sobre a necessidade de pensarmos maneiras de integrarmos os internos em políticas eficazes de ressocialização. Colocá-los para trabalhar de alguma forma, e assim dar a essa pessoa a escolha de mudar de vida. Atualmente, menos de 10% dos internos estudam ou trabalham dentro do Sistema Penitenciário. É preciso oferecer condições para que essa realidade mude”, afirma o policial penal.