Uma luta antiga do Sindicato e da categoria de Policiais Penais do Distrito Federal começa a se concretizar. Na tarde desta terça (15), aconteceu a reunião de lançamento do Grupo de Trabalho do Concurso de Remoção, uma das principais reivindicações da carreira.
Até então, a remoção dos policiais penais entre as unidades prisionais era feita sem critérios definidos, dando margem a perseguições e apadrinhamentos. A situação era tão grave e, em muitos casos, tão covarde, que resultou em diversos casos de adoecimento mental entre a categoria.
Presente em todas as pautas de reivindicação do Sindpol-DF, o Concurso de Remoção visa moralizar e criar critérios objetivos, democratizando e atribuindo transparência à mudança de policiais penais de uma unidade para outra.
A reunião de lançamento, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), contou com a participação do secretário da pasta, Wenderson Souza e Teles, do presidente e presidente-adjunto do Sindpol, Paulo Rogério e Aldon Moreira, além dos integrantes do Grupo de Trabalho.
Para o presidente do sindicato que representa a categoria, trata-se de um importante avanço.
“Desde que a carreira foi criada, há 13 anos, o Concurso de Remoção sempre foi uma das nossas principais reivindicações. Ele vai atribuir direitos iguais aos policiais penais que querem concorrer à mudança de unidade e acabar, de uma vez por todas, com as injustiças realizadas por algumas chefias que se utilizavam desse mecanismo para coagir e punir”, afirmou Paulo Rogério.
Ao final, a direção do Sindpol agradeceu ao secretário de Estado da Administração Penitenciária que, em pouco tempo à frente da Pasta, deu atenção a essa pauta tão importante atendendo aos anseios da categoria.
O Grupo de Trabalho para o Concurso de Remoção conta com a seguinte formação:
– Coordenador: Elton Fontele de Lima (Gab/Seape);
– Alexandre Jaime dos Santos Tavares Lopes (Cosip/Seape);
– Gustavo Alexim Araújo (Epen);
– Jadile Mendes Correa (Digep/Seape);
– Mayk Steve Richter Nobre (CDP I);
– Joathan Lucas Neves Floes de Lima (PDF II);
– Edi Carlos Pires Camargo (PFDF);
– Fábio Moreira da Silva (DPOE);
– Maria Reginalva Gomes de Almeida (Geor/Seape).