Policiais Penais do DF rejeitam proposta da SEPLAD e decidem pela suspensão do SVG e paralisação das atividades

Os Policiais Penais do Distrito Federal decretaram estado de alerta e deliberaram pela suspensão do Serviço Voluntário Gratificado (SGV) com paralisação das atividades. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta terça-feira (7), na entrada do Complexo Penitenciário da Papuda, e é uma resposta que reflete a insatisfação da categoria em relação ao descaso no tocante à regulamentação da carreira.

No ato, os policiais penais rejeitaram a tabela de transformação da remuneração em subsídio apresentada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD). Com a decisão, o Sindicato dos Policiais Penais no Distrito Federal (SINDPOL-DF) manterá a categoria mobilizada, ao tempo em que oficiará a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE) sobre a deliberação tomada em Assembleia Geral da categoria.

De acordo com presidente do SINDPOL-DF, Paulo Rogério o resultado da assembleia era previsível. Há cerca de quatro anos, a regulamentação da Polícia Penal se arrasta entre um órgão e outro do DF, trazendo prejuízos avassaladores na vida dos policiais e seus familiares. Paulo explica ainda que o texto que regulamenta a carreira já foi consensuado por quatro secretarias – Administração Penitenciária, Economia, Segurança Pública e Casa Civil –, entretanto, a categoria é sempre surpreendida com alterações no texto que prejudicam a carreira.

“O atual cenário é sentido pela categoria como um descaso e isso que precisa ter fim. As injustiças ocorridas têm gerado o sentimento de frustração e revolta.  Nós esperamos que o governo compreenda o sentimento de frustração da categoria para que possamos encontrar uma proposta que realmente contemple as reivindicações e, sobretudo, a valorização que a carreira, por tudo que já suportou, merece ter”, concluiu Paulo Rogério.