Em Assembleia Geral, policiais penais aceitam proposta de reestruturação da carreira

Nesta quinta-feira (30), os policiais penais do Distrito Federal deram um passo importante rumo ao futuro da carreira. Em Assembleia Geral da categoria, eles aprovaram majoritariamente a nova proposta de reestruturação financeira da carreira, dentro dos limites orçamentários estabelecidos pelo governo que, para a Polícia Penal, foi de 18%, porém, sobre a atual folha de pagamento da carreira.

Com essa decisão, a Polícia Penal está a um passo de ser regulamentada e, consequentemente, incluída no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), que custeia as demais forças de segurança pública.

A nova proposta passou por alguns ajustes, e apesar de não ser a reivindicação incial defendida pelo Sindpol-DF, as adequações levaram em consideração, dentre outros pontos, verbas indenizatórias como aposentadoria especial, Serviço Voluntário Gratificado, auxílio fardamento, manutenção da 25ª hora, anuênios e adicional noturno.

A proposta que será encaminhada pelo GDF ao governo federal, foi construída nessa quarta (29/03), durante reunião entre o Sindicato e a equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad-DF).

Na avaliação do Sindpol, as mudanças contemplam parcialmente os anseios dos policiais penais.

“Ficou comprovado que o reajuste real linear não chegava a 18% para todo mundo, como de fato não chegou. Porém, entendemos que é um avanço importante que visa a valorização da carreira. Aguardaremos agora a assinatura do governador e seu posterior envio ao governo federal, que conforme tratativas, deverá ocorrer até o dia 9 de abril. Até lá, permaneceremos em alerta”, pontuou o presidente do Sindpol-DF, Paulo Rogério.

O Sindicato agradece ao governador Ibaneis Rocha por sua sensibilidade em reabrir o diálogo com os policiais, diálogo esse intermediado pela vice-governadora, Celina Leão.

Agradecemos também ao apoio do deputado federal, Rafael Prudente (MDB), do presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), do secretário de Estado de Administração Penitenciária, Wenderson Teles e do secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz.