Sindpol-DF garante que filho de policial penal, com Espectro Autista, tenha monitor escolar exclusivo

Nesta sexta-feira (28), por meio do departamento jurídico do Sindicato, foi concedido à policial penal Alcione Cunha, liminar favorável que determina que o GDF disponibilize monitor/professor escolar exclusivo para seu filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.

Por meio da decisão em tutela de urgência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o aluno terá direito a um profissional capacitado em caráter individual e exclusivo na escola, sob pena de aplicação de multa em caso de descumprimento.

De acordo com a policial penal Alcione, a medida representa uma conquista para sua família e, em especial, para seu filho, que terá acesso à uma educação mais inclusiva e com acompanhamento profissional especializado.

“Por mais que a professora se desdobre, é difícil conseguir dar a atenção necessária a todos os estudantes e meu filho precisa desse suporte e de um olhar diferenciado em sala. Essa liminar é uma notícia que trouxe muita felicidade para minha família, pois conceder o amparo que ele precisa influenciará diretamente na qualidade de vida e no aprendizado do meu filho. Eu só tenho a agradecer ao Sindicato e aos advogados por essa vitória”, afirmou Alcione.

Para o Sindpol-DF o incentivo à inclusão social é dever de todos e uma bandeira de luta defendida veementemente. De acordo com Paulo Rogério, presidente do Sindicato, a liminar favorável representa uma vitória, principalmente porque ela acontece em meio ao Abril Azul, mês estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

“É dever de todos nós ampliar o entendimento sobre o assunto, dessa forma, podemos defender direitos e contribuir para construção de uma sociedade mais inclusiva”, concluiu Paulo Rogério.