Frota da PPDF receberá novas viaturas

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) publicou no Diário Oficial do DF a aquisição de 22 novas viaturas.

A viaturas são caracterizadas operacionais, modelo caminhonete Ford Ranger 4×4, com cubículo (cela), compartimento para equipamentos e serão utilizadas em escoltas de reeducandos dentro e fora do Complexo Penitenciário do DF, inclusive, no deslocamento para hospitais, fóruns e outros estabelecimentos.

A nova frota atenderá as demandas do Sistema Penitenciário e impactará positivamente na rotina do Sistema Prisional, pois contribuirá para a qualidade do serviço dos policiais penais.

“O Sindpol-DF agradece à Subsecretaria de Administração Geral (SUAG), na pessoa do Dr. Jeferson Lisboa, bem como o Secretário de Administração, Dr. Wenderson Teles, pela aquisição das viaturas. Sem dúvida, é um reforço importante para a nossa instituição, que há algum tempo não tem sua frota renovada. Esse investimento atenderá demandas da Polícia Penal que, além de reforçar a segurança da sociedade, ganhará também ainda mais força no combate ao crime organizado”, avaliou o presidente do Sindpol-DF, Paulo Rogério.

Motos operacionais

Outra aquisição, que será entregue nos próximos 180 dias, é de 8 motocicletas da marca Honda, modelo CB 650R, categoria NAKED e 7 motocicletas da marca Yamaha Lander 250 que vão compor o aparato operacional da secretaria e auxiliarão nas ações de segurança dentro e fora do sistema prisional. Serão empregadas em rondas, escoltas e em atividades específicas da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), como as recapturas de foragidos em terreno de mata.

Além disso, kits de proteção para operadores serão adquiridos para garantir segurança ao condutor. Entre os itens, estão dois tipos de capacetes: um para condutor escoltante, com sistema de ventilação frontal superior e inferior com saída de ar traseira, viseira externa em policarbonato, resistente a riscos e antiembaçante com sistema de troca rápida, e outro para ser utilizado durante rondas, com sistema escamoteável, na cor preta, com viseira injetada, resistente a fortes impactos e engate micrométrico.

Novas viaturas para uso extramuros

Foram adquiridas também 17 viaturas modelo Creta-SUV operacionais para missões de fiscalizações dos reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto com benefício do trabalho externo e saídas temporárias e custodiados em prisão domiciliar. Essas viaturas serão entregues nos próximos 90 dias e foram projetadas e equipadas para atender às necessidades específicas desse tipo de monitoramento.

A fiscalização de custodiados do trabalho externo visa à ressocialização e à reintegração gradativa dos apenados à sociedade. As viaturas de fiscalização são fundamentais para garantir que os custodiados cumpram as regras estabelecidas, evitando fugas e garantindo a segurança da população do Distrito Federal.