Deputado Wellington Luiz apresenta emenda para ampliar nomeações de aprovados em concurso da PPDF

Atendendo a pedido do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sinpol-DF), o deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), apresentou a emenda aditiva nº 101, ao Projeto de Lei nº 371/2023 que “Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024 e dá outras providências”. A proposta tem como objetivo ampliar para mil o número de nomeações dos aprovados para o cargo de Policial Penal do DF.

Para o Sinpol-DF, as 300 nomeações previstas no PLDO 2024 ainda são tímidas, diante do déficit de pessoal suportado pela carreira que, há anos, reivindica a recomposição do quadro por meio de concurso público.

“Existe a necessidade urgente de ampliar a quantidade de nomeações, por isso temos buscado todos os meios junto às autoridades para alcançarmos esse objetivo que reflete diretamente na segurança do Sistema Penitenciário. Nesse sentido, quero agradecer ao presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, pelo compromisso e sensibilidade demonstrada com a carreira. Precisamos nomear o maior número de aprovados para reforçar a segurança no Sistema, que opera com efetivo 50% menor que o necessário para atender uma população carcerária que se aproxima de 18 mil apenados. Seguiremos unidos e mobilizados, pois essa caminhada só estará concluída com a nomeação de todos os aprovados”, afirmou o presidente do Sindpol-DF, Paulo Rogério.

“Busco junto aos Sindpol-DF ajustar a previsão de nomeações porque conheço de perto a realidade vivenciada por essa carreira tão importante para a Segurança Pública e para o Sistema Prisional. Seguiremos unidos e em busca do aumento efetivo nas nomeações. Contem comigo”, pontuou o deputado distrital Wellington Luiz.