SINDPOL-DF reitera à SEAPE inclusão do sindicato em grupo de trabalho que trata da cogestão

Atenção Policiais Penais

Por motivos de transparência, o SINDPOL-DF emite a presente nota à categoria

Como é sabido de todos, ocorria no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do DF projeto para adoção de cogestão junto a iniciativa privada nos novos CDPs. Na ocasião, este sindicato requereu acesso ao processo restrito e tivemos o pleito negado pela SSP.

Por conseguinte, quando estávamos prestes a ajuizar ação judicial visando o acesso, o processo que trata da cogestão foi transferido para à SEAPE, momento em que acreditamos que poderíamos não só ter acesso ao que era debatido, como também a oportunidade de participar na condição de representantes da categoria.

Ocorre, todavia, que até o presente momento a SEAPE não nos concedeu acesso algum ou respondeu aos ofícios encaminhados pelo sindicato. A falta de retorno da SEAPE em conjunto com as notícias que temos recebido nos preocupam e trazem inquietação à categoria.

As notícias que temos, e infelizmente não pudemos verificar, são de que há pretensão da administração pública em retirar dos policiais penais setores estratégicos para a segurança e para a própria Polícia Penal, são eles: o setor jurídico, núcleo de arquivos e núcleo de expediente.

Estas informações nos alarmaram sobremaneira, pois os citados setores são fontes de inteligência policial e de segurança. Ceder os prontuários dos internos bem como os arquivos funcionais dos policiais para a iniciativa privada é extremamente preocupante, por razões óbvias.

Em razão do que foi exposto, visando o melhor para a sociedade bem como para todo o sistema penitenciário do Distrito Federal é que estamos envidando tantos esforços para participar do grupo de trabalho, criado para tratar da cogestão. Acreditamos na transparência, e entendemos que não há qualquer razão para ocultar o processo, nem tampouco impedir a participação da categoria, já que a intenção da administração é boa.

Ante o exposto, convocamos a categoria para que se mantenha alerta ao tema e ao chamado do sindicato para realização de assembleia geral.

PAULO ROGÉRIO
Presidente do SINDPOL-DF