Projeto Escuta SUSP: Cuidando da Saúde Mental dos Policiais Penais do DF

Policial Penal, sua saúde mental importa!

O SINDPOL-DF apoia o Projeto Escuta SUSP, uma iniciativa voltada para oferecer atendimento psicológico gratuito e confidencial a todos os policiais penais do Distrito Federal. A saúde mental é um tema de extrema importância, especialmente para profissionais que atuam diariamente em um ambiente de alta pressão, como o sistema penitenciário. O Projeto Escuta SUSP surge com o objetivo de proporcionar suporte especializado para aqueles que estão na linha de frente, cuidando da segurança e bem-estar da sociedade.

O que é o Projeto Escuta SUSP?

O Projeto Escuta é uma ação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) que oferece atendimento psicológico gratuito para profissionais de segurança pública. Voltado especialmente para atender às necessidades dos policiais penais do DF, o projeto oferece um espaço seguro e confidencial para tratar questões de saúde mental, promovendo o bem-estar emocional e psicológico.

Por que a saúde mental é essencial?

O trabalho dos policiais penais exige preparo físico e emocional, pois lidam diariamente com situações de risco, estresse e pressão constante. É fundamental que esses profissionais tenham acesso a cuidados psicológicos adequados para manter o equilíbrio emocional e enfrentar os desafios diários. A saúde mental é uma das principais ferramentas para que o policial penal possa continuar desempenhando suas funções de forma segura e eficiente.

Quem pode participar?

Todos os policiais penais do Distrito Federal podem agendar o atendimento pelo Projeto Escuta SUSP. A participação é gratuita e confidencial, garantindo total discrição e respeito às necessidades individuais de cada profissional.

Como agendar o atendimento?

Acompanhe o passo a passo para utilizar o serviço:

1. Acesse o site: Entre no portal oficial do governo no link http://gov.br/escutasusp

2. Faça o login: Utilizando seu login do gov.br (caso não tenha cadastro, será necessário se registrar antes).

3. Escolha o serviço: No menu principal, selecione a opção “Escuta SUSP”, que direciona ao atendimento psicológico voltado para profissionais da segurança pública.

4. Preencha o formulário: Preencha as informações solicitadas para agendar seu atendimento. Inclua dados de contato e escolha a modalidade de atendimento que melhor atende suas necessidades (presencial ou remoto).

5. Aguarde o retorno: Após o preenchimento, você receberá um e-mail ou mensagem com a confirmação do agendamento, contendo data e horário do atendimento psicológico.

6. Atendimento: Compareça no horário agendado para o atendimento (se presencial) ou, caso tenha optado pelo atendimento remoto, siga as instruções enviadas para participar da sessão online.

Apoio do SINDPOL-DF

O SINDPOL-DF reconhece a importância de iniciativas como o Projeto Escuta SUSP e reforça seu compromisso com a defesa da saúde e bem-estar dos policiais penais do DF. Cuidar da saúde mental é cuidar do futuro, tanto dos profissionais quanto da sociedade que eles protegem.

Lembre-se: cuidar de si é essencial para continuar cuidando dos outros. Sua mente é sua maior arma!